Uso de cookies - Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.

Whatsapp
Blog Curiosidades
Autor: Admin 04/11/2020

As tendências da construção civil para 2021

A pandemia da Covid-19 alterou e muito o mundo neste ano de 2020. As perdas humanas são irreparáveis, porém as financeiras já mostram sinais de recuperação, em meio a um cenário tão caótico. Um destes setores que já demonstram a retomada é o que vamos falar agora e quais as tendências da construção civil para 2021. 

A retração da economia demonstra que será menor do que estimado anteriormente e o setor de construção já mostra uma resposta positiva. O próprio governo estimulando o setor, além de empresários e mercado consumidor demonstram que essa crise vai ser superada de uma forma melhor que o esperado. 

Com um cenário que demonstra recuperação, o que a construção civil pode esperar para o próximo ano? Confira neste artigo que preparamos para você, ainda demonstrando as novidades e quais os rumos que o setor deve tomar em 2021.  

Uma análise do mercado de construção civil atual

A construção é um dos pilares para a retomada econômica em 2021. Um dos principais indícios desta melhora no próximo ano é se analisarmos o PIB da construção perante aos demais setores: enquanto o PIB da construção teve uma retração de apenas 1,6% no primeiro semestre, a economia em geral caiu 11,4% no mesmo período.

Esse resultado é reflexo, inclusive, dos sinais que já vínhamos sentindo em 2019. A redução de apenas 2,2% no volume de vendas em construção entre um ano e outro foi vista como estabilidade pelos analistas.

Esse sinal vem sendo sentido também pelos empresários do setor. A edição de agosto do Índice de Confiança da Construção (ICST), da Fundação Getúlio Vargas, após cinco altas consecutivas, chegou a 56,7 pontos, recuperou os pontos perdidos em março e abril, quando atingiu o menor patamar histórico, e está 3,2 pontos acima da média histórica de 53,5.

Podemos perceber que o mercado vê que o setor tem potencial de comprovar seu crescimento em 2021, caso sejam mantidas as taxas de crescimento atuais, por isso esperar o desenvolvimento do próximo trimestre é o ideal.

As tendências da construção civil para 2021

Como pudemos perceber, o setor econômico enxerga potencial na construção civil no próximo ano. Desta forma, o que podemos esperar de inovações do próprio setor para acompanhar esta expectativa?

No momento, enxergamos muitos avanços tecnológicos e integração, além de projetos buscando mais sustentabilidade e uso até mesmo de construções modulares. Mas o que mais podemos esperar para o fim deste ano e início de 2021.

Com o desenvolvimento tecnológico em larga expansão, é inegável que sua presença na construção civil, apesar da resistência de alguns, se torne fundamental.

Por isso, conseguimos ver cada vez mais o uso de realidade virtual, Inteligência artificial, tecnologia móvel e até mesmo o Monitoramento de informações da construção (BIM) em alta. Mas como isso pode ser visto de forma real?

Confira:

O uso de tecnologia na percepção de realidade

Isso já vem sendo usado em grande escala em muitas indústrias em todo o mundo, e a da construção não é exceção. Um exemplo disso são os edifícios, que cada vez mais o uso de tecnologias como de realidade virtual, aumentada ou mista ajudam arquitetos e equipes de construção a melhorar os projetos e detectar erros.

Se em 2020 isso já foi usado em grande escala, a perspectiva é que isso aumente no próximo ano. Assim, arquitetos e equipes de design melhoram bastante o design de edifícios por meio de design interativo e interface de gestos. 

Modelagem BIM – ajudando o 3D de edifícios e estruturas

O Building Information Modeling (BIM) reduz significativamente os custos e riscos nos processos de planejamento, projeto, construção e com a gestão digital eficiente de edifícios. 

No BIM, os problemas e potenciais conflitos já ficam claros na fase de planejamento e durante o que é conhecido como pré-construção digital. Assim, os problemas são resolvidos antes mesmo de ocorrerem durante a execução da obra.

A tendência já vem sendo vista nos últimos anos e deve seguir forte em 2021. Com o BIM, todos os negócios são envolvidos desde a primeira fase, trocam informações pelo sistema e acompanham todo o andamento do projeto em tempo real.

Tudo é feito baseado em um modelo 3D digital, no qual todas as partes envolvidas no projeto trabalham simultaneamente, com acesso a dados e desenhos idênticos e atualizados.

Robótica e impressão 3D

O The World Economic Forum previu que a robótica será plenamente desenvolvida na indústria da construção nos próximos anos e 2021 é parte disso. 

Os robôs vão ganhando cada vez mais espaço nos canteiros de obra, com força de trabalho substituindo a força manual. Com isso, está sendo percebido melhores tempos de construção e melhor qualidade. Esse processo também ocorre na demolição.

Além da robótica, algo atrelado a ela é a impressão 3D na indústria da construção. Com a pré-fabricação fora do local ou diretamente no local tem benefícios em termos de mão-de-obra e material, se comparado aos métodos de construção mais tradicionais. Por exemplo, hoje é possível imprimir em 3D uma casa inteira em menos de 24 horas.

Sustentabilidade

Nós já abordamos sobre isso em nosso blog e como isso traz benefícios para quem opta por este tipo de construção. Destaque para projetos que buscam eficiência energética otimizada e a busca por baixas a zero emissões de carbono.

Reduzir o desperdício ou reciclar materiais antigos é outra área em que a sustentabilidade está ajudando a impulsionar a inovação na indústria da construção.

Construções modulares e pré-fabricadas

Este conceito voltou nos últimos anos, tudo isso como solução para as crises habitacionais pelo mundo. 

Ajuda para contratos 

A tecnologia de blockchain permite que pagamentos e outras transações sejam realizados sem intermediários. No setor imobiliário, os chamados Contratos Inteligentes permitem que as entradas sejam feitas em um cadastro sem um notário e com todos os serviços são regulados por um contrato digital.

Conclusão

Com o mercado demonstrando sinais de recuperação e o setor buscando inovar no decorrer dos anos, podemos esperar um 2021 com muitas novidades, algumas que nem sequer pudemos citar aqui. 

Apesar de tanta coisa sendo feita para diminuir o trabalho humano e otimizar as ações, é inegável que bons profissionais ainda vão exercer funções fundamentais para que tudo isso ocorra. Procure quem esteja por dentro de todas as novidades para fazer sua obra. 

Texto: https://www.houseedesign.com.br/as-tendencias-da-construcao-civil-para-2021/

Comentários